ITAPETINGA: DR MARCELO GOMES REALIZA PALESTRA SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA NA UESB

Na manhã desta segunda-feira (05), foi ministrada, no auditório da UESB, uma palestra de conscientização e informação a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Abordando a importância da campanha de combate ao câncer prostático, segundo câncer em prevalência no homem e também o segundo que mais mata.
O intuito da palestra foi Informar, desmistificar o medo e acabar com o preconceito que ainda existe ao realizar o exame de toque retal.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O diagnóstico precoce, é sim, a maior prevenção pois diminui as possíveis complicações da doença, resgatando e melhorando a qualidade de vida. O avançar da idade e a hereditariedade são fatores preponderantes no surgimento do câncer.

Lembrando que na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

dor óssea;
dores ao urinar;
vontade de urinar com frequência;
presença de sangue na urina e/ou no sêmem

Para conseguir um resultado mais preciso do diagnóstico é importante realizada o PSA e toque retal.
A maior parte do câncer de próstata acomete homens que são arrimos, cuidadores  de sua família, então é preciso que o homem cuide de sua saúde pra cuidar de sua família .
Coragem e cuidado com a saúde, isso só ocorre com atitude, inteligência e consciência.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Dr. Marcelo Gomes também esteve no último sábado (03), no programa ‘Manhã Legal’, e Hoje, segunda-feira (05), no programa Sertão Moderno, ambos na Rádio Fascinação, falando da importância de fazer o exame.

Por Dr Marcelo Gomes, Urologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.