ITAPETINGA: COM QUATRO CASOS CONFIRMADOS E UMA MORTE POR COVID-19, PREFEITO REABRE COMÉRCIO E MUNICÍPIO REGISTRA GRANDE AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS NAS RUAS

Com quatro casos confirmados e uma morte por Covid-19, prefeito de Itapetinga, Sudoeste da Bahia, decretou a reabertura do comércio nesta segunda-feira (13). Com a flexibilização do gestor, o que se observou foi ruas lotadas, com direito a filas e ajuntamento de pessoas em agências bancárias, repartições e o comércio.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, nuvem e ar livre

Com o pagamento do Auxílio Emergencial do Governo Federal de R$ 600 e os salários do servidores públicos sendo feitos, os comerciantes viram a oportunidade de voltarem sua atividades, mesmo com casos de avanço do coronavírus no município. Leia mais…

Em Itapetinga, os estabelecimentos comerciais retornaram suas atividades, incluindo atendimento ao público, respeitando as determinações vigentes no novo documento. Além do comércio, bares, Lanchonetes, Clínicas, Templos religiosos, Igrejas, Academias e afins reabriram as portas. Com a abertura do comércio, a Secretaria de Saúde tem que reforçar as barreiras sanitárias, para que outros casos importados não volte a atingir a nossa população.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e ar livre

Diante da grande quantidade de pessoas circulando na cidade, a OMS e Ministério da Saúde recomendam o distanciamento de pelo menos 1.80 m, lavar as mãos e utilizar o álcool em gel, evitar aglomerações e utilizar sempre máscara facial. Os comerciantes terão que fornecer o álcool, local para lavar as mãos, demarcar o local, evitar aglomeração dentro e fora do estabelecimento, e evitar visitas de fornecedores ou representantes de empresas.

De acordo o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IMT-FM-USP) o pico de contaminação do novo coronavírus deverá ocorrer entre o fim de abril e começo de maio, que é o auge das doenças respiratórias no Brasil, relata a pesquisadora, Ester Sabino, coordenadora, das pesquisas envolvendo o Coronavírus.

Por Wagner Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *