GOVERNO FEDERAL AVALIA ‘DIA D’ DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM 23 DE JANEIRO

O Governo Federal está trabalhando com a possibilidade de fazer o ‘Dia D’ da vacina contra a Covid-19 no dia 23 de janeiro. Esse cenário pode ser possível após a Anvisa autorizar, no último domingo (3), a importação de duas milhões de doses da vacina produzida pela Fiocruz em parceria com a AztraZeneca e a Universidade de Oxford. A informação foi divulgada pela CNN.

 O governo também planeja receber insumos da vacina de Oxford até o dia 15 deste mês, e com isso a Fiocruz começar a produção nacional, o laboratório te condições de produzir 15 milhões de doses por mês. A ideia do Ministério da Saúde é começar a imunização no país em abrigos de idosos.

Nesta segunda-feira, representantes da Fiocruz e da Anvisa se reuniram para tratar do uso emergencial da vacina no país. No encontro, a Fiocruz apresentou dados sobre o antídoto da universidade britânica, porém a agência rebateu dizendo que espera informações comprovando que o produto indiano é semelhante ao de Oxford.

“Em termos mais técnicos, o objetivo desta avaliação é garantir a equivalência quanto à resposta da imunogenicidade, ou seja, a habilidade de a vacina ativar resposta ou reação imune, tais como o desenvolvimento de anticorpos específicos, respostas de células T, reações alérgicas ou anafiláticas”, disse a Anvisa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *