GOOGLE LANÇA FUNDO DE AUXÍLIO AO JORNALISMO PARA VEÍCULOS COM COBERTURA LOCAL DO CORONAVÍRUS

A imagem pode conter: pessoas sentadas, ecrã, escritório e interiores

Devido ao impacto que grande parte dos veículos de comunicação vem sofrendo devido à queda nos patrocínios com a crise do coronavírus, o Google lançou na madrugada desta quarta-feira (15) o Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, parte de sua resposta aos efeitos do coronavírus na mídia, com a redução generalizada de publicidade. O programa é voltado à pequenos e médios veículos que contam com cobertura jornalística local e regional do coronavírus.

Segundo Richard Gingras, vice-presidente de notícias do Google, a empresa destaca que o programa é um apoio aos veículos com cobertura regional e local, considerada mais ameaçada. “O objetivo é oferecer apoio a milhares de pequenos e médios veículos de todo o mundo, bem como a empresas que cobrem o noticiário local”, escreveu o executivo, sem divulgar o total de recursos a ser investido.

Ainda segundo Gingras, o financiamento será realizado durante a crise atual, com valores que irão de alguns milhares de dólares para Redações pequenas a dezenas de milhares para organizações de maior porte. “A indústria de notícias está enfrentando cortes de pessoal, férias coletivas e redução de custos, resultantes da desaceleração econômica imposta pela Covid-19. Temos a responsabilidade de fazer o que estiver ao nosso alcance para aliviar a pressão financeira imposta às Redações”, afirma Gingras.

O Google informou ainda que veículos de imprensa de qualquer lugar podem preencher o formulário de inscrição (https://newsinitiative.withgoogle.com/journalism-emergency-relief-fund/apply) que termina no dia 30 de abril, às 3h59 (horário de Brasília).

Com informações da Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *