FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA E MPBA FIRMAM CONVÊNIO PARA DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE ENTRE CATADORES DE RECICLÁVEIS

A Fundação José Silveira (FJS) , o Ministério Público do Estado e a Central das Cooperativas de Trabalho de Reciclagem da Bahia, firmaram nesta quarta-feira (11) convênio de cooperação técnica para diagnosticar e reforçar o tratamento dos casos de tuberculose e doenças respiratórias.

O atendimento será feito pela Unidade Móvel da FJS, em parceria com o Rotary Club da Bahia, que dispõe de sala de Raio X e estrutura de coleta de material para a realização do teste rápido. O presidente da FJS, Dr. Geraldo Leite, destacou a importância da iniciativa, pois estudos recentes revelaram que a incidência de tuberculose nos catadores de material reciclável e moradores em situação de rua é até setenta vezes maior do que a média nacional.

Conforme assinalou a superintendente da FJS, Leila Brito, a unidade é a primeira no estado voltada ao atendimento desse público em condição mais vulnerável. Durante o evento, a promotora de Justiça Márcia Teixeira, coordenadora do Centro de Direitos Humanos do MPBA, disse que “o Ministério Público é parceiro há muitos anos da Fundação José Silveira, que realiza um trabalho de referência no combate à doença, experiência que permitiu concretizar esse antigo sonho”. A presidente da Central das Cooperativas, Michele Almeida, agradeceu a iniciativa, que beneficiará milhares de famílias.

Ascom/FJS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *