NOVEMBRO AZUL: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM

Novembro Azul Imagem 3

No Brasil estima-se 60 mil novos casos de Câncer de Próstata em 2017. Acada 7 minutos é feito diagnóstico de Câncer de Próstata ; é uma morte a cada 37 minutos por dia. De todos os Cânceres que comete o homem, o de Próstata é responsável por 28% dos tumores malignos. Ao longo da vida, de cada 1000 homens que fazem o exame da próstata, três terão diagnóstico confirmado.

Histórico familiar, raça negra e obesidade são fatores que antecipam o exame para os 40 anos. O PSA é uma substância produzida pela Próstata e liberada na ejaculação para que os espermatozoide sejam liberados sequencialmente na região do colo do útero, onde permanecem viáveis por quase três dia para fecundação.

Quando o PSA é liberado na corrente sanguínea, sobretudo na forma complexa ( PSA Total) há uma grande possibilidade de se diagnosticar Câncer de Próstata, uma vez que não existe valor de PSA seguro para a exclusão do diagnóstico de Câncer de Próstata. O toque retal demora de 4 a 7 segundos a depender da complexidade do toque, onde ao executarmos os dois testes ( PSA Toque Retal) identificamos 75% dos pacientes acometidos.

Não existe uma causa para o Câncer de Próstata. O ponto comum é que o diagnóstico precoce, aproxima as chances de cura em aproximadamente 95%, e numa fase tardia, essas chances caem para 30%. Hà várias maneiras de se tratar o Câncer de Próstata! Aqui cito algumas: Cirurgia, Radioterapia, Vigilância Ativa, Crioterapia e HIFU; todas com suas particularidades. O fato é que a frase: “Quem procura, Cura, acha”, cada vez mais cria o horizonte de esperança aos homens.

Por  Dr. Marcelo Gomes, Urologista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.