ITAPETINGA: MORADORES RECLAMAM DE FALTA DE ILUMINAÇÃO EM TODOS OS BAIRROS

Moradores do Jardim Dora, em Suzano, estão com problemas na iluminação (Foto: Reprodução/TV Diário)

Há muitos meses os moradores dos bairros, em Itapetinga, estão com problemas na iluminação pública, o que acarreta muita preocupação com segurança. “O sufoco aqui é grande. Em frente a minha casa tem poste com luz que não funciona. Não temos segurança nem de descer para o ponto, nem de entrar na própria residência por conta da escuridão. A gente está largado no caos”, disse dona Luceia dos Santos, que mora primavera.

Na praça Clero Pedreira, no bairro São Francisco, o comerciante que não quis se identificar, disse  que tem um poste com quatro luminárias, apenas uma funciona, mesmo assim fica o tempo todo piscando. Na Praça Jorge Saliba, Vila Isabel, também está acontecendo o mesmo problema. Os moradores já reclamaram na prefeitura e até o momento nada foi feito.

Várias ruas estão na mais completa escuridão e, com tanta lâmpada queimada ou sem funcionar, os problemas são muitos. “A gente não sabe se pode ser assaltado, ou atropelado.  Isso é uma vergonha e falta de compromisso com o cidadão que paga seus impostos”, finalizou sr Antônio. Na gestão passada existia uma equipe noturna que dava suporte e detectava os locais escuros. Só que o prefeito Rodrigo Hagge acabou com essa equipe.

Lembrando que iluminação pública nas cidades brasileiras, em via de regra, é integralmente custeada pelo cidadão pela cobrança da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública. É de competência dos municípios, por via das suas respectivas Câmaras Municipais, estabelecer os parâmetros dessa cobrança, incluindo-se aí as isenções. Em Itapetinga, quem paga a iluminação pública é o cidadão.

Por Wagner Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.