A nossa redação recebeu várias informações dando conta que o atendimento no Hospital Cristo Redentor/ FJS, em Itapetinga, região do médio sudoeste da Bahia, poderá suspender o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a qualquer momento.
A medida deverá ser tomada pela falta de repasses de verbas por parte da prefeitura do município. Comenta-se que cerca de 6 parcelas estão atrasadas, e por conta da inadimplência o atendimento ao serviço de emergência seria suspenso a partir das zero hora do dia 01/12/2022. O Hospital fixou um aviso, comunicando o público a suspensão dos serviços.
A saúde do município é municipalizada, e os recursos federais chegam religiosamente aos cofres da prefeitura todo mês.
Por causa desse impasse, o hospital deixa de ter condições de atender pelo SUS, fazendo com que os pacientes passem a procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Se o prefeito não fizer o repasse nas próximas horas, o sistema de saúde da cidade poderá colapsar.
Até o fechamento da matéria, a prefeitura não havia emitido nenhuma nota. Nesta quarta-feira (30), haverá sessão na Câmara de Vereadores, certamente nossos edis deverão cobrar uma posição do senhor prefeito Rodrigo Hagge. O espaço está aberto para as justificativas da gestão municipal.
Por Wagner Ribeiro