Cuidar da saúde e promover qualidade de vida para toda a sociedade. Inspirada e comprometida com esse propósito, a Fundação José Silveira (FJS), por meio do Núcleo de Oncologia da Santa Casa de Jequié, presta assistência oncológica à população, desde 2016.
Com atendimentos voltados ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama, o serviço garante acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde, superando barreiras físicas, sociais e econômicas. Há sete anos, o Núcleo vem mudando a realidade de pacientes que residem em cidades localizadas até 90 km de distância de Jequié, uma redução de 260 km no deslocamento que seria feito para Salvador, em busca de serviço especializado. A possibilidade de tratamento próximo ao local de residência, é fator preponderante na eficácia do tratamento.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar. Para o triênio 2023-2025, o Instituto estima a ocorrência de 704 mil novos casos de câncer no Brasil, sendo o câncer de mama feminina o que apresenta maior incidência (73 mil). A Bahia, segundo estimativas para o ano de 2022, foi o estado da região Nordeste com maior registro de casos, deste tipo de câncer.
Tais dados, além de expressarem a magnitude do grave problema de saúde pública, demonstra a urgência de investimento e desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Nesse sentido, o Núcleo de Oncologia da Santa Casa de Jequié revela-se um equipamento de grande valia para mais de 20 municípios da microrregião beneficiados com o serviço, uma vez que vêm contribuindo continuamente no combate à morbimortalidade por câncer de mama, especialmente de mulheres que vivem nas regiões com mais difícil acesso à saúde especializada.
Ascom FJS