A Prefeitura de Itapetinga por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos segue realizando a substituição de lâmpadas de LED, que são mais econômicas e eficazes.
A empresa vencedora do pregão é a RCX LOCAÇÕES E COMÉRCIO DE MATERIAIS ELÉTRICOS, situada no município Itabuna, região Sul do estado e tem validade de 11 meses, com vigência: 01/11/2021 à 31/10/2022.
Com cerca de 76 mil habitantes, o contrato chama atenção pelo alto valor que custará aos cofres públicos de Itapetinga e a cada cidadão que luta diariamente para conquistar o seu sustento, que foi grandemente comprometido pela crise política, econômica e pandêmica.
O contrato celebrado entre a prefeitura e a referida empresa tem o valor global de R$ 25.132.787,44 ( vinte e cinco milhões cento e trinta e dois mil setecentos e oitenta e sete reais quatro centavos).
É interessante que a cidade tenha uma iluminação moderna, mas é lamentável saber que o prefeito gasta mais de 25 milhões em iluminação, enquanto que a Secretaria de Desenvolvimento Social não tem uma cesta básica para matar a fome de várias famílias que passam necessidade; postos com falta medicamentos e o CDM ofertando apenas 10 exames laboratoriais por dia, fazendo com que as pessoas passem a noite na fila do órgão. Pra completar, na maioria dos bairros a população sofre sem infraestrutura (pavimentação).
O blog ‘Fala Livre’ fez uma busca rápida na internet e verificou que dois municípios pesquisados que fizeram a substituição da iluminação descobriu que houve uma diferença absurda nos valores desses contratos em relação ao município de Itapetinga.
No primeiro exemplo, o município de São José, cidade sede da região metropolitana do Vale do Paraíba, gastou exatamente o mesmo valor que o município de Itapetinga, detalhe: a cidade de São José dos Campos tem uma população de 737 310 habitantes, quase 10 vezes mais que o nosso município.
No segundo exemplo, o município de Itapevi, também interior de São Paulo, realizou a troca das suas lâmpadas por LED, porém o valor gasto pela prefeitura foi bem mais baixo que o município de Itapetinga. Lá a iluminação custou entre 7 e 10 milhões.
Lembrando que o município de Itapevi tem 240.961 habitantes, três vezes mais que a população de Itapetinga. Nos dois casos, os municípios fizeram financiamento no banco do Brasil, enquanto que aqui o prefeito realizou um pregão.
Por Wagner Ribeiro