O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge Costa (PMDB), é acusado de improbidade administrativa por contratar parentes dos secretários municipais. Desenvolvimento Social, Eliene Portela Brito Paiva, e de Meio Ambiente, Rogério Neres Alves e de outros servidores, que são parentes entre si. A ação civil foi ajuizada na última sexta-feira (24) pelo Ministério Público do Estado (MP-BA).
“O prefeito abriu a porteira da Administração Pública para os seus protegidos ou cabos eleitorais, levando para o Executivo familiares dos seus secretários municipais ou de ocupantes de cargos de chefia, direção ou assessoramento, em escancarado aparelhamento da máquina estatal”, disse o autor da ação, promotor Gean Carlos Leão.
Segundo ele, foi pedida à Justiça a exoneração de todos servidores que se encontrem em situação de nepotismo na prefeitura local. O promotor ainda cobra a anulação das nomeações de Dr.Laécio Alves Sobrinho que ocupa o cargo de Ouvidor do Município, pai de Rogério Alves, no cargo da Pasta do Meio Ambiente, e de Lívia Pires Lima e Silva do cargo de Chefe de Divisão de Promoção Social ( atualmente Coordenadora da “policlínica”). Ela é esposa do coordenador Municipal de Trânsito (Comutran), Cláudio Silva.
Também conforme as ações, o filho da secretária de Desenvolvimento Social, Gabriel Portela de Brito da Silva, e os cunhados dela, Jilmar Almeida dos Santos e Juliana Alves da Silva, foram contratados por tempo determinado e tiveram os contratos rescindidos somente após esgotado o prazo de vigência contratual.
O promotor declarou que as ações foram tomadas após ser emitida duas recomendações ao prefeito contra práticas de nepotismo. Lembrando que todo esse processo só veio átona depois que um correligionário do Prefeito fez um vídeo denunciando a prática irregular na prefeitura. Adelson Nunes (Negão de Dola) fez primeiramente a denúncia contra a Secretária de Desenvolvimento Social, Eliene Portela e depois foi convidado pelo Promotor Gean Carlos Leão, para oficializar a denúncia. Veja o Vídeo..
Fala Livre/Com Informações do Bahia Notícias
Palmares também está na lista do nepotismo, já que o administrador do povoado, têm vários parentes de primeiro e segundo graus, contratados na prefeitura e SAAE.