Itapetinga já está pagando o preço da irresponsabilidade de um gestão que está perdida diante dos efeitos de um vírus que vem afetando duramente a população. Afrouxar regras e discurso de cidade referência no combate ao covid-19, são algumas das falas desconectas do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), para dar uma falsa aparência de cidade modelo.
Com isso, a população acabou relaxando e o que se viu foi uma sucessão de descumprimentos de regras. Bares, lanchonetes e restaurantes lotados, e os números de casos confirmados só aumentando. O alerta acendeu na mesma proporção em que os últimos casos confirmados da Covid-19 foram registrados no município.
Em menos de uma semana os números mais que dobraram, saindo de 10 para 25. O caso mais recente de vítima fatal, aconteceu na madrugada desta quinta-feira (04), onde uma idosa de 67 anos sentiu vários sintomas, inclusive dificuldade para respirar. Transferida para Conquista, ela não resistiu e veio a óbito. Também nesta quinta-feira, foram testados positivos, três homens e uma mulher, elevando os casos confirmados para 25. Até o momento, Itapetinga tem 216 casos monitorados, 14 suspeitos e 3 óbitos.
O referido gabinete de crise vem tomando medidas pífias, e o Hospital de campanha, amplamente divulgado pela gestão, ainda não saiu do papel, mesmo com estrutura pronta da UBS. Somente agora o prefeito resolveu baixar um decreto endurecendo as regras de funcionamento para bares, lanchonetes, restaurantes e similares, que serão fechados a partir da publicação do decreto.
Com tantos recursos disponíveis nos cofres da prefeitura, o prefeito não adquiriu lotes de testes rápidos. Enquanto os municípios da região vêm testando sua população, Itapetinga não tem planos para realizar esta ação.
Será que o prefeito não quer testar a população, porque teme que os números subam substancialmente? Será que o discurso de cidade referência para o mundo no combate ao covid-19 vai continuar?
Por Wagner Ribeiro
Prefeito fraco e cidade desgovernada. Uma das piores gestão que já houve em Itapetinga
Quanto propagou que Itapetinga é cidade modelo, falava de como o comércio está seguindo as regras recomendadas e estabelecidas pelo decreto municipal, tando em funcionamento o comércio de Itapetinga toma os devidos cuidados, foi tanto que foi feito vídeo mostrando como o comércio está trabalhando para o combate ao covid 19,sem precisar parar o funcionamento.Agora se existe estabelecimento que não esteja cumprindo as regras do decreto para o funcionamento correto tem que ser denunciado, tem que ter fiscalização e as pessoas serem fiscalizadoras , e o mais importante a própria sociedade não comprar no estabelecimento que não segue as regras. Porém também há casos de pessoas que só usa a máscara quando está na loja do comércio, depois tira a máscara está errado, o mesmo acontece de pessoas utilizar a máscara de outra pessoa só para entrar em loja, isso não pode, a máscara tem que ser individual, e tem que ser trocada a cada 2horas de uso, tem pessoas que fica horas com a mesma máscara, fora que tem pessoas na cidade que se pudesse vivia no centro comercial, porque todos os dias e em todos os turnos encontra a mesmas pessoas, tem vezes que não tem nada para fazer no comércio, só vai para bater perna e encontrar pessoas para conversar,o que está errado
Por isso digo que não é o comércio estando aberto o causador da covid no município, o mesmo são os estabelecimentos que serve bebidas e comidas, os donos desses estabelecimentos tiveram a oportunidade de seguir as regras estabelecidas no decreto, e a própria sociedade também tem que ficar atentos ao que diz as regras, se está dizendo que não pode frequentar bares por exemplo, com mesas próximas, super lotados, porque que tem que frequentar esses locais, por que não consumir em casa optando por entrega a delivery, ajudaria até mesmo os próprios do estabelecimentos a continuar tentando a sua renda sem prejudicar ninguém. O mesmo acontece nas academias, e por aí vai tudo teve sua oportunidade para funcionar corretamente, seguindo regras para não prejudicar ninguém, creio que se desde quando foi publicado o primeiro decreto de fechar todos os estabelecimentos, comércios, se durasse até hoje fechado não ia sobreviver e muitos iriam fechar suas portas definitivamente em Itapetinga, a pandemia está fazendo isso, a loja da Ricardo Eletro vai parar de funcionar em Itapetinga por conta do covid, por que se ficasse esses meses fechado pois no país todo está tendo o vírus do covid,e iria ter sempre o medo de pessoas ficarem contaminadas em Itapetinga, e também não dá para ficar em abre e fecha, se não tiver casos abre o comércio, aparece casos fecha o comércio aí não tem comércio que aguente. A pandemia está mostrando que o ser humano principalmente o brasileiro não gosta de seguir regras, deveres, disciplinas, e a empatia tem limite para o ser humano, uma pena.
Eu trabalho no comersio mais sou afavor do fechameto do comersio pois as pessoas esta preucupada com dinheiro e nossa saude como fica atendendo jente de varias rejioes.