Os dias de agendamentos para liberação de exames pelo SUS no CDM, ( Central de Marcação), em Itapetinga, cidade localizada no Sudoeste da Bahia, vem gerando descontentamento aos usuários, que precisam chegar de madrugada e enfrentar longas filas.
Mesmo estando nos locais cedo para pegar fichas, muitas pessoas não conseguem marcar os exames em função das cotas terem número limitado. O ‘Fala Livre’, compareceu no local e comprovou a dificuldade de muitos usuários, que relataram estarem enfrentando a fila pela terceira vez sem conseguir a marcação. Centenas de pessoas amanheceram ou chegaram de madrugada, nesta segunda-feira (3), para marcar uma simples consulta, tudo isso nas barbas do prefeito Rodrigo Hagge (MDB).
As filas que ainda persistem na unidade, apesar do Secretário de saúde, Danilo Patês, ter prometido que acabaria em sua gestão, davam volta no quarteirão e tinha quase um quilometro de extensão. Veja vídeo…
Um vídeo que nem precisa de áudio, pois mostra a pura realidade da situação da saúde, foi enviada a nossa reportagem.
Durante a nossa permanência no local, verificamos pessoas de várias idades, idosos e até crianças, que acabam acompanhando suas mães aguardando na fila. Segundo alguns pacientes, esse descaso acontece sempre nos PSFs, e no início de todo mês na porta do CDM.
Por Wagner Ribeiro