A prefeitura de Itapetinga promoveu na manhã de sábado, 09, a 2ª etapa do chamado Faxinaço – Dia D de Combate à Dengue, desta vez no bairro Vila Rosa, restante do Clerolândia e começo da Vila Riachão. O trabalho integrado contou com a estrutura das seguintes secretarias: Saúde, Governo, Transportes, Meio Ambiente, Infraestrutura, Educação (que cedeu a logística do prédio da Escola Municipal Clero Pedreira) e o SAAE que disponibilizou duas equipes e dois veículos de carroceria.
Embora o bairro Vila Rosa seja considerado de pequeno porte, o volume de lixo, entulho e material descartado pela comunidade foi muito grande, ocupando maior parte do tempo da ação na referida localidade, de onde a prefeitura retirou dezenas de toneladas de material. Leia mais…
Na parte final do Vila Rosa, margeando com o Rio catolé, havia um terreno fechado com dezenas de pneus submersos e a comunidade denunciou aos agentes de endemias e aos agentes comunitários de saúde. Foi necessário deslocar um caminhão de carroceria e uma equipe para dar conta do serviço.
Durante a semana até a sexta-feira, 08, os agentes de endemias e os ACSs trabalharam com a comunidade da Vila Rosa, orientando, visitando casa por casa, panfletando, entregando um saco plástico reforçado para armazenar todo material descartado, além de pedir a colaboração do povo nessa guerra contra a Dengue, trabalhando não apenas a conscientização, mas a mudança de hábitos no dia a dia.
A concentração do pessoal do Faxinaço com o café da manhã aconteceu na Escola Municipal Clero Pedreira, por volta das 06:30h. às 07:00h, as equipes de cada setor foram distribuídas e saíram à campo realizando o Faxinaço em vários quarteirões dos bairros acima descritos.
Na segunda etapa do Faxinaço o volume de descarte de móveis velhos e utensílios do lar foi maior que a da primeira, havia muitos colchões, até guarda-roupas, muitas camas, sofás, vasos sanitários, um número surpreendente de televisores antigos de tubo, a maioria com a parte frontal ou traseira danificada, centenas de garrafas e litros de vidro, muito recipiente aberto nas vias, em quintais, muito lixo colocado na porta pelo próprio morador que já havia recebido um saco apropriado.
A Secretaria de Transportes além de disponibilizar mais de 30 servidores, empregou uma motoniveladora (patrol) para fazer um trecho da Rua Espírito Santo (Baixada da Vila Rosa), duas pás carregadeiras, caminhões de carroceria, caminhonetes e caçambas (truck e toco). O SAAE enviou dois caminhões com duas equipes; a Secretaria de Infraestrutura disponibilizou alguns servidores com as chamadas roçadeiras costal para fazer a limpeza de algumas áreas cobertas pela vegetação, mas que guardavam muitos recipientes que acumulavam água; a Saúde empregou todo seu efetivo acompanhado do corpo técnico e equipamentos disponíveis; Infraestrutura colaborou com pessoal e equipamentos; a secretaria de Governo na pessoa do Sr. Orlando, deu total apoio e ainda acompanhou o trabalho de perto.
De acordo com a prefeitura, o trabalho terá continuidade e a ideia é abranger todos os bairros, prova disso é que no próximo final de semana haverá o Projeto Prefeitura Mais Perto de Você no Residencial Neto Fernandes, mas paralelo, estará acontecendo o Mutirão de Limpeza (Faxinaço).
Os organizadores ficaram satisfeitos com os resultados por conta do volume de material retirado e contemplaram a satisfação da comunidade ao recepcionar as equipes envolvidas na ação.
Dengue, essa guerra é de todos nós!