O projeto da Prefeitura que aumenta em quase 12% o valor da taxa de água e esgoto cobrada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi aprovado pela Câmara de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia e está causando polêmica na cidade. A população não aceita o aumento e cobra um posicionamento dos vereadores que votaram favoráveis ao projeto do Executivo. O reajuste real na conta de água será de 11,92%. Alguns vereadores tentam passar para a população que não houve aumento, mas não consegue explicar o acumulado que existe no projeto. Nas ruas, praças, nas rodas de conversas e principalmente nas redes sociais o povo não esconde o sentimento de revolta com os vereadores. Veja abaixo o que os internautas escreveram sobre o aumento e sabatinaram o vereador Tarugão, que foi contra o aumento da água na gestão passada e hoje votou contra o povo e a favor do aumento da tarifa.
Alegando necessidade de reajuste para se manter, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) não cobra os 2 milhões e seiscentos mil que a prefeitura deve a autarquia. Pra completar, o vereador Valdeir, fez uma denúncia grave na última sessão da câmara. Segundo o Edil, um secretário da prefeitura e empresário, deve ao SAAE cerca de 20 mil reais. Um absurdo, pois, enquanto o povo que está desempregado, atrasa alguns dias, tem seu fornecimento cortado sumariamente. “A gente já sofre com tantas contas e obrigações no fim do mês e aí surge um projeto que ao invés de beneficiar a população vai aumentar as nossas despesas ao final de cada mês. Será que esse aumento tinha que ser agora, já que a cidade não abriu nenhum posto de trabalho nesta gestão? indagou Dona Marisa. Na sessão de quarta-feira (13), os parlamentares apresentaram suas justificativas em defesa e contra o aumento, mas por 9 votos a 4 a maioria decidiu pelo reajuste.
Vereadores favoráveis
Anderson da Nova
Naara Duarte
Fabiano Bahia
Jair Saloes
João de Deus
Nailton Negreiro
Zé Antunes
Alberto Barbosa
O presidente da casa, Tarugão, não votou, mas foi favorável ao aumento. Os vereadores, Diga Diga e Valquirão, não votaram por motivo de viagem.
Por Wagner Ribeiro
Bando de burguês aproveitadores com cargo até a tampa mais quatro anos passa rápido.