COLÉGIO JOSÉ MARCOS GUSMÃO REALIZOU COM ÊXITO O PROJETO “MATEMÁTICA JOGOS E DESAFIOS”

Nos dias 23 e 24 de maio, foi executado no Colégio Municipal José Marcos Gusmão, o Projeto MATEMÁTICA Jogos e Desafios, de autoria do professor Erasmo Silva de Oliveira, compartilhado com os alunos do 8º e 9º Ano,  professores e a direção do colégio.

O Projeto Matemática Jogos e Desafios tem como objetivo “Desenvolver o interesse pela disciplina de Matemática através dos jogos lúdicos, identificando suas dificuldades, analisando possibilidades de soluções e fornecendo subsídios para o aprimoramento do ensino aprendizagem da disciplina, fazendo um resgate dos conhecimentos já adquiridos”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Propiciar ao aluno o seu desenvolvimento em conhecimentos matemáticos através da utilização de materiais manipuláveis, jogos e desafios;

– Despertar o raciocínio lógico através do jogo de xadrez, atividades com geoplanos, tangram, pega varetas: boliche com garrafa pet: pescarias: jogo de argolas: réguas e discos de frações; desafios matemáticos: triângulos das quatro operações, etc. Leia mais…

– Aprender e desenvolver cálculos matemáticos através de jogos lúdicos;

– Estimular o aluno a pensar de modo diferente, analisando e percebendo novas possibilidades de raciocínio;

– Favorecer uma aprendizagem em matemática de forma prazerosa e eficaz através dos jogos lúdicos;

– Confeccionar jogos matemáticos utilizando os conhecimentos aprendidos;

– Propiciar através dos jogos lúdicos o respeito, a solidariedade, a criatividade e a cooperação entre os educandos.

METODOLOGIA

O projeto foi desenvolvido primeiramente com orientações feita pelo professor em sala de aula, dando instruções de como utilizar as atividades, visando a execução dos jogos.  Os jogos são voltados para que o educando compreenda e assimile melhor o conteúdo estudado, e com isso possa aprender de forma prazerosa e divertida.

Após essas motivações com os jogos lúdicos, a outra etapa do projeto será a confecção de jogos matemáticos feitos pelos alunos do 9º e 8º ano, em que envolverão assuntos aprendidos em sala de aula, para posteriormente serem aplicados para outras turmas do 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

RECURSOS UTILIZADOS

 Humanos: Professores de matemática do 6º, 7º e 8º ano dos turnos matutino,  vespertino e noturno (EJA), e os alunos das referidas turmas. 

Físicos: Auditório do Colégio José Marcos Gusmão

Materiais: Xadrez, tangram, pega varetas, boliche com garrafa pet, pescarias com garrafa pet, jogo das argolas com garrafa pet, desafios, geoplano, operações com triângulos, futebol de preguinho, etc.

“O projeto foi realizado com êxito total, os alunos se envolveram diretamente e absorveram tudo que apreenderam em sala de aula, os professores e a direção do Colégio José Marcos Gusmão abraçaram o Projeto Matemática Jogos e Desafios, tornando sua execução possível graças a Deus”, explicou Erasmo Silva de Oliveira (autor do projeto)

Fonte/Itapetinga na Mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.