REPUBLICANISMO, QUE COMBINA COM DEMOCRACIA QUE COMBINA COM CIDADANIA

Foto de Wagner Da Ribeiro Da Silva.

A Conceituação do termo “República” desde a sua origem na filosofia grega, nos remete ao entendimento daquilo que é público, em essência, é a “Coisa Pública”. Nos regimes democráticos de gestão, durante o processo de escolha dos dirigentes, pressupõe-se que estes, escolhidos pelo povo e em nome deste povo, possam exercer suas ações de gestão pública que devem beneficiar este mesmo povo, a isto chamamos: “Democracia”. Ainda na Grécia antiga, erige o conceito de “Cidadania” que ao longo dos anos vem passando por ampliações, porém, sem fugir de sua significação originária que aponta para os direitos e deveres das pessoas que vivem em sociedade.

Ao rever os conceitos anteriormente citados, observamos que a vinda do Governador Rui Costa (PT) ao município de Itapetinga, nos traz a materialização harmônica e simbiótica dos três termos destacados no título deste texto. Ao disponibilizar um equipamento público como o Ponto SAC e anunciar um pacote de outras ações que beneficiarão os cidadãos e cidadãs de nosso município e principalmente, fazendo isso ao lado do Prefeito Rodrigo Hagge (PMDB) seu ferrenho adversário que inclusive o chama de omisso reiteradas vezes. O Gestor de nosso Estado demonstra claramente que o Republicanismo a Democracia e a Cidadania estão acima das disputas eleitorais.

Replicando a conduta do Ex-Governador Jacques Wagner (PT), o nosso atual Governador transforma a Bahia num canteiro de obras sem fazer segregação aos Prefeitos adversários. É importante registrar a grandeza do Governador Rui Costa (PT) do Deputado Rosemberg Pinto (PT) e do ex-Prefeito José Carlos Moura (PT) que não retaliaram o município em função do resultado eleitoral do ano passado, pelo contrário, todos os projetos elaborados pela gestão de Zé Carlos, que não haviam sido concretizados, agora estão se materializando na gestão atual, digo isso com a propriedade de quem muito contribuiu para a elaboração dos mesmos, junto a Secretaria Municipal de Planejamento.

Desta forma, podemos afirmar que os nossos atuais governantes do Partido dos Trabalhadores juntos com o nosso ex-prefeito José Carlos Moura, deram um grande exemplo de Republicanismo, Democracia e Cidadania. Ao contrário da turma da: UDN, ARENA, PDS, PFL e hoje DEM, que sempre usaram a máquina Estatal para perseguir os prefeitos adversários, e hoje, junto com o Governo GOLPISTA de Michel Temer (PMDB) barram um empréstimo para o Estado da Bahia junto ao Banco do Brasil, com o intuito de prejudicar um programa de recuperação de estradas do governo baiano. Ter valores éticos na vida e na política, realmente, não é para todos.

Texto/ANDRÉ DANTAS
Graduado em Ciências Contábeis (UESB)
Pós-Graduado em Gestão Pública (FVC)
Ex-Secretário Municipal de Planejamento(PMI)
Dirigente Municipal do Partido dos Trabalhadores(PT)

Comentários: “REPUBLICANISMO, QUE COMBINA COM DEMOCRACIA QUE COMBINA COM CIDADANIA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *