ITAPETINGA: RADIALISTA AMARAL JR É DESLIGADO DA RÁDIO FM CIDADE; ENTENDA

Não é de hoje que o ex-vereador e radialista Amaral Júnior vem fazendo comentários ásperos e contundentes sobre a política de Itapetinga. 

Um dos pontos das suas críticas sempre foi o tom desagregador do grupo de oposição, liderado pela cúpula do PT local.

Amaral pode ter sido demitido por ter emitido sua opinião, quando disse em seu programa matinal da rádio Cidade FM, que, “a campanha havia polarizado entre Cida Moura e Eduardo Hagge”, sem citar o candidato do PT, João de Deus.

O radialista já tinha decidido que sua aposentaria seria no dia 28 de junho, contudo a direção da rádio antecipou sua saída.

Veja abaixo o texto:

Meu muito obrigado ao @deputadorosemberg pelos quase 4 anos de convivência na @cidadefmitapetinga .

Hoje, ao encerrar o programa Cidade Aberta que apresentava de segunda a sexta a partir das 7 horas, fui informado que a emissora não mais necessitaria dos meus serviços profissionais, embora já havia anunciado a minha aposentadoria programada para 28 de junho, porém, a emissora resolveu antecipar após o comentário político que fiz que a campanha havia polarizado entre Cida Moura e Eduardo Hagge, em seguida lendo a mensagem da vereadora vereadora Sibele que afirmava que Joao de Deus será candidato pelo PT , acrescentei que além dessas pessoas existem mais duas outras candidaturas Alfredo Cabral de Assis pelo PMN e Adilson Marques pelo Solidariedade .
Contudo, a minha opinião pessoal que a campanha polarizou entre PSB e MDB.
No estado democrático de direito todos têm a condição de emitir suas opiniões, desde que elas não fiquem no anonimato.
Mas entendo a posição da emissora.
Ficam registrados meus sinceros agradecimentos ao deputado Rosemberg Pinto e acredito que devo ter correspondido com ele nos programas que apresentei ao longo destes 4 anos na rádio Cidade FM 94,3.
Agradeço aos ouvintes e espero que compreendam a minha saída sumária da emissora sem ter tido a oportunidade de despedir-me daqueles(as) que me acompanham ao longo desses 33 anos de profissão.
Grande abraço.

A INTOLERÂNCIA POLÍTICA: UM OBSTÁCULO À DEMOCRACIA E À AMIZADE

Nos últimos anos, tenho testemunhado um aumento preocupante na polarização política em todo o mundo, e esse fenômeno não é diferente em lugares como Itapetinga. O preocupante é a maneira como essa polarização tem minado as relações pessoais e até mesmo destruído amizades de longa data.

Na chamada esquerda itapetinguense, ou progressistas como alguns preferem ser chamados, essa polarização, agora entre pares, tem sido alarmante e não tem, em nada, se diferenciado das práticas de exclusão e intolerância aos diferentes. Em um cenário onde amigos compartilhavam ideais políticos e militavam juntos por uma mesma causa, as eleições municipais de Itapetinga se tornaram o palco de divisões profundas e inimizades motivadas por escolhas pontuais entre integrantes da esquerda.

O discurso de ódio, alimentado pela intolerância política, tem se infiltrado nas interações sociais chamadas progressistas, transformando diferenças de opinião em motivos para desavenças e até mesmo rompimento de amizades. O respeito e a tolerância, que deveriam ser os pilares das relações humanas, tanto defendido pelos progressistas, têm sido substituídos pela hostilidade e pela recusa em aceitar democraticamente as escolhas individuais.

É importante ressaltar que defender, assumir ou mudar de opinião política, mesmo que pontualmente, não deve ser motivo para encerrar amizades. A diversidade de ideias é fundamental para o funcionamento saudável de uma sociedade democrática. Ao cortar laços de amizade por causa de preferências políticas, estamos comprometendo não apenas as relações pessoais, mas também os princípios básicos da democracia e fazer isso, é sim uma prática antidemocrática que não condiz com os princípios progressistas.

É especialmente irônico que aqueles que se consideram baluartes da democracia e defensores da esquerda em Itapetinga estejam replicando comportamentos que tanto criticaram na direita conservadora. Ao isolar pessoas, antes consideradas camaradas e companheiros, por diferenças de opinião, estão agindo de forma autoritária e anti-democrática. Na prática, estão se assemelhando àquilo que tanto condenaram. Pura hipocrisia. Não há outro adjetivo para tal atitude.

Na década de 1960, o ator e compositor Mário Lago, comunista histórico, dizia que “a esquerda só se une na cadeia”. A frase de Lago nunca foi tão atual. Passados os anos de ditadura, de golpe e tentativas de golpe a frase nunca esteve tão viva: a esquerda livre continua desunida e parece não ter aprendido nada. Fernando Pessoa dizia “tenho em mim todos os sonhos do mundo”. Em meios a exclusões que observo, sou um sonhador e espero que isso, assim como a epidemia “passe logo”. A vacina é ter a compreensão que a diversidade de ideias é uma força e não uma fraqueza. Devemos aprender a conviver com as diferenças, debater de forma civilizada e respeitar as escolhas individuais. Somente assim poderemos construir uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva, onde as amizades não sejam abaladas por questões políticas passageiras. Aonde você estava há 20 anos? Quem apoiou? Quem defendeu? Com quem trabalhou? Pergunte-se. Faça a autocrítica.

Em um momento de turbulências, é importante lembrarmos que a paz, o respeito e a união são valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e justa.

Ninguém. Ninguém detém o monopólio da verdade absoluta, como nos ensina o filósofo francês Michel Foucault. Ao reconhecermos a falibilidade de nossas próprias convicções e abraçarmos a diversidade de pensamento, abrimos espaço para o diálogo, o entendimento mútuo e, por fim, para a reconciliação.

Que possamos, então, cultivar a empatia, o diálogo respeitoso e a compreensão mútua, mesmo diante de nossas divergências políticas. Somente através da união e do respeito mútuo poderemos superar as barreiras que nos separam e construir um futuro onde a amizade e o entendimento prevaleçam sobre o ódio e a intolerância. Que cada um de nós se comprometa a ser um agente de paz e reconciliação em nossas comunidades, em nossas tribos, fortalecendo os laços que nos unem como seres humanos, independente do lado da rua que estivermos naquele instante.

E pra quem acha que acha que uma opção pontual vai nos desviar dos nossos propósitos, fica o ensinamento do saudoso poeta Thiago de Mello:
“NÃO TENHO UM NOVO CAMINHO A PERCORRER E SIM UM NOVO JEITO DE CAMINHAR.”

Fiquem com Papai do céu e beijos no coração.

Marco Correia
Advogado

LUTO EM ITAPETINGA: MORRE MARCELO CARVALHO AOS 43 ANOS

Com profundo sentimento de pesar que comunicamos o falecimento Marcelo Carvalho da RK balanceamentos.

Segundo informões de pessoas próximas, Marcelinho sofreu um principio de infarto nesta sexta-feira (5), foi hospitalizado e entubado, mas infelizmente não resistiu e veio a óbito na manhã deste sábado.

Marcelo tinha 43 e deixa esposa, Ana Claudia, e três filhos, um deles em memória. Ele era bastante conhecido no ‘Ponto Certo’, local onde tinha uma empresa, especializada em Alinhamento e Balanceamento, Av. Vitória da Conquista, centro.

A família ainda não divulgou o horário do velório e sepultamento.

“Que nesse momento de tristeza e luto haja paz, conforto, coragem e amor. Nossos sentimentos.”

Não temos palavras para expressar nosso pesar e tristeza. Que vocês encontrem paz, conforto e o amor que precisam nos próximos dias.

PRÉ-CAMPANHA AQUECIDA: EDUARDO HAGGE REÚNE NOVOS APOIADORES

Ato de filiação do professor Alécio Chaves ao PSB vira evento grandioso e empolga militância na noite desta quinta-feira (4) na Câmara de Vereadores. O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Hagge, pré-candidato Eduardo Hagge e do dep, estadual Pedro Tavares. Com o espaço totalmente lotado, a plateia ouviu das lideranças palavras de motivação.

A pré-campanha tem sido agitada nos últimos dias em Itapetinga. Ao chegar ao fim da chamada “janela eleitoral” (período em que se encerram as filiações partidárias), a cidade já começa a entender como se formará a campanha deste ano.

Nesta quinta-feira, 04, mais um grande movimento marcou a força que tem tomado a pré-candidatura de Eduardo Hagge (MDB). Na Câmara de Vereadores, um evento de filiação do PSB registrou mais uma aliança feita pelo grupo emedebista. O apoio do ex-vice prefeito, Alécio Chaves, agora filiado ao Partido Socialista Brasileiro, agrega mais um nome de representatividade na política municipal à campanha de Eduardo.
De acordo com Alécio Chaves, se juntar ao grupo emedebista foi uma honra por reconhecer o espírito de liderança do atual prefeito Rodrigo Hagge, “que transmite segurança e confiança” e pela união, seriedade e alegria sempre presentes.

“A minha perspectiva é construir uma cidade melhor com objetivo e visão de futuro. Uma visão de futuro onde caibam todas as pessoas. E foi isso que me motivou a vir para cá. Este é um grupo de serviço por uma cidade de todos”, disse Alécio Chaves.

Ao dar boas vindas a Alécio, o pré-candidato Eduardo Hagge falou da sua satisfação em ver de volta uma política na qual homens de bem se unem em prol da construção de uma cidade mais desenvolvida e próspera. De acordo a Eduardo, muitas pessoas o questionam sobre sair do que seria a sua “zona de conforto” para enfrentar uma eleição.

“Eu nunca me senti tão seguro e à vontade como tenho me sentido nesta caminhada. Acredito que agora eu esteja entrando na minha verdadeira zona de conforto. Agora, estou junto do povo – e ao lado de importantes líderes – em um grande projeto de futuro para Itapetinga”, encerrou Eduardo Hagge.

ELEIÇÕES 2024: PRAZO DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA SE ENCERRA NO PRÓXIMO SÁBADO

Encerra-se no próximo sábado (6) o prazo para filiação partidária para quem pretende concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas eleições municipais deste ano. Essa data-limite é fixada pela legislação eleitoral e corresponde ao prazo de seis meses que antecede o primeiro turno do pleito, marcado para 6 de outubro.

O dia 6 de abril também é a data final para que a pessoa que pretende se candidatar nas eleições deste ano esteja com domicílio eleitoral no município em que deseja concorrer.

A filiação partidária é condição essencial para garantir a elegibilidade da candidata ou do candidato e está prevista no Artigo 14 da Constituição Federal. A legislação brasileira não permite a candidatura avulsa, sem a candidata ou o candidato estar vinculado a um partido político.

A legislação também define outros critérios de elegibilidade. O candidata ou o candidato deve, por exemplo, ter nacionalidade brasileira, possuir alistamento eleitoral e domicílio na região de candidatura, e estar no pleno exercício dos direitos políticos – podendo a pessoa votar e ser votada. Deve ter, ainda, a idade mínima para poder concorrer ao cargo pretendido.

QUEM PODE SE FILIAR

Pode se filiar a um partido a eleitora ou o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos. Para isso, é preciso estar com o título eleitoral regularizado.

O ato de filiação deve ser feito com a própria legenda de interesse. Caso queira confirmar se obteve êxito no procedimento, é possível emitir uma certidão, que informa a existência ou não de filiação partidária.

O dia 6 de abril é também a data-limite para o registro de estatutos de partidos políticos e federações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que possam participar das eleições de 2024.

Um dia antes, na sexta-feira (5), termina a chamada janela partidária, período em que vereadoras e vereadores podem trocar de legenda sem que percam o mandato. A janela partidária teve início para as eleições deste ano em 7 de março.

Fonte/Pimenta

FUGITIVOS DE MOSSORÓ SÃO PRESOS EM MARABÁ, NO PARÁ; RELEMBRE O CASO

no Rio Grande do Norte, foram recapturados pelas forças de segurança nesta quinta-feira (4). Uma fonte da Polícia Federal confirmou ao Diário do Nordeste que a dupla foi presa em Marabá, no Pará. O Ministério da Justiça e Segurança Pública também confirmou a prisão. No início da semana, um suspeito de ajudar na fuga foi preso em Fortaleza.

As buscas pelos criminosos chegaram a 50 dias nessa quarta (3) e chegaram a ultrapassar gastos de R$ 2 milhões. Estiveram envolvidos na operação mais de 600 agentes de segurança, entre policiais militares, civis, federais, penais e rodoviários federais, além da Força Nacional. Leia mais…

[…]

SAAE E GUARDA MUNICIPAL FIRMAM PARCERIA

O SAAE e a Guarda Municipal de Itapetinga (Pelotão Ambiental) firmaram um termo de parceria onde relevantes serviços serão prestados mutuamente.

O ato foi realizado hoje, 04/04/24 (quinta feira) no escritório central do SAAE com as presenças do Comandante da Guarda Municipal Sr Roberto Caetano Santos e do comandante do Pelotão Ambiental Sr Gean Rocha, além do Diretor da Autarquia Engenheiro Airton Ferraz.

A Guarda Municipal de Itapetinga é uma das mais organizadas da Bahia com serviços de vigilância e monitoramento com uso de câmeras modernas, além de rondas em viaturas com equipes devidamente treinadas. Este serviço será estendido aos espaços físicos do SAAE, incluindo Captação, Estações de Tratamento de Água de Itapetinga e povoado de Palmares.

-“É extremamente importante contarmos com o serviço de excelência que a Guarda Municipal presta em nossa cidade e distritos. Precisamos evitar ações de vândalos, principalmente no período noturno. Zelar pelo patrimônio público é nossa obrigação”. Declarou o diretor Airton Ferraz.

ITAPETINGA: RODRIGO, ALÉCIO E EDUARDO CONVIDAM TODOS PARA ATO DE FILIAÇÕES NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA

O ato de filiação do ex-vice prefeito de Itapetinga Alécio Chaves ao PSB acontecerá nesta quinta-feira (4) na Câmara de Vereadores, a partir das 19h.

O evento deverá contar com a participação de importantes lideranças políticas da cidade.  A convocação foi feita pelo prefeito Rodrigo, o pré-candidato a prefeito Eduardo Hagge e o próprio Alécio Chaves.

Novas adesões em apoio ao grupo do prefeito estão sendo aguardadas no evento.

Por Wagner Ribeiro

A CHEGADA DE ALÉCIO CHAVES: UMA JOGADA DE MESTRE NA POLÍTICA DE ITAPETINGA – O IMPÉRIO CONTRA-ATACA

No universo da política de Itapetinga, uma nova luz brilha no horizonte. Na manhã do dia 02 de abril, uma reunião estratégica na Sede do PSB na capital baiana selou um momento fundamental para o futuro do município. Sob a liderança do habilidoso Prefeito Rodrigo Hagge, o encontro marcou a chegada do Professor Alécio Chaves à base de apoio, com sua filiação ao PSB de Itapetinga e a oficialização da adesão do partido ao Grupo liderado pelo prefeito.

Neste jogo político, cada movimento é uma peça fundamental no tabuleiro. A entrada de Alécio Chaves representa mais do que uma simples adição à coalisão liderada por Hagge. É uma jogada de mestre, digna das sagas épicas da trilogia “Guerra nas Estrelas”, onde heróis se unem para enfrentar desafios imensuráveis.

Assim como na saga cinematográfica, onde o Império contra-ataca após a retirada de alguns desertores, a chegada de Alécio Chaves é a resposta definitiva. Sua entrada não apenas preenche lacunas, mas também fortalece os alicerces da aliança, trazendo consigo uma vasta experiência e conhecimento.

Alécio Chaves não é um novato no cenário político de Itapetinga. Com um currículo sólido, que inclui passagens como Secretário Municipal de Educação, Vice-prefeito e prefeito interino por 70 dias, além de sua atuação recente como Diretor do Núcleo Territorial de Educação, ele traz consigo um arsenal de habilidades e expertise na gestão pública.

Sua filiação ao PSB marca uma nova fase na política local, onde a união de forças se torna essencial para enfrentar os desafios que se apresentam. A coalisão liderada por Rodrigo Hagge, nosso Luke Skywalker, demonstra não apenas astúcia estratégica, mas também um compromisso com o progresso e o bem-estar de Itapetinga.

À medida que nos preparamos para as batalhas políticas que estão por vir, é reconfortante saber que temos líderes capazes e visionários como Michel Hagge, Rodrigo e Eduardo Hagge e agora, Alécio Chaves guiando-nos pelo caminho. Que esta aliança seja um símbolo de esperança e prosperidade para o povo de Itapetinga, enquanto marchamos juntos em direção a um futuro mais promissor e luminoso.

A batalha ainda não terminou. Alécio e a militância histórica do PSB somam-se agora como tripulantes dessa nave que, em breve, estarão sob o comando de Eduardo “Han Solo” Hagge. É esperar pra ver.
E QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!

Marco Correia
Advogado

ITAPETINGA: PROFESSOR ALÉCIO CHAVES SE FILIA AO PSB E PASSA A COMPOR BASE DO PREFEITO RODRIGO HAGGE

Na manhâ desta terca-feira (2) o ex-vice prefeito e ex-diretor do NTE-8, professor Alécio Chaves se filiou ao PSB, (Parido Socialista Brasileiro).

O ato aconteceu no gabinete da deputada Lídice da Mata na Capital do estado e contou com a presença do prefeito Rodrigo Hagge, deputado Pedro Tavares, professor Geraldo Trindade; Keylla Reis, presidente da sigla local; Fred Reis, assessor da deputada Lídice e Wemerson Maia, recém empossado na secretaria de educação.

Chaves foi vice prefeito em 2012/2016 e assumiu a prefeitura interinamente em 2015 e chega para fortalecer o grupo político do prefeito Rodrigo Hagge.

A tratativa do encontro, foi a chegada de Alécio Chaves para compor com a base do Prefeito Rodrigo Hagge e a filiação ao PSB de Itapetinga. Mais um movimento estratégico e fundamental orquestrada pelo Prefeito Mdebista, que vem dando uma verdadeira de lição de como se constrói uma verdadeira força de coalisão.

A chegada do Professor Alécio Chaves, promove ganhos extraordinários ao cenário das prévias do pleito municipal 2024. Uma verdadeira jogada de mestre do Prefeito Rodrigo Hagge, no tabuleiro da política local.

Veja abaixo a nota do ex-vice prefeito Alécio Chaves:

Por Wagner Ribeiro, com informações de Bahia Alerta