MORRE AOS 71 ANOS O EX-DEPUTADO ITOROROENSE EUJÁCIO SIMÕES FILHO

Foto: Divulgação

O ex-deputado federal constituinte, Eujácio Simões Filho, 71 anos,  morreu no início da manhã deste domingo (18), em Salvador.  O ex-parlamentar lutava contra um câncer agressivo há três anos.

O velório de Eujácio será às 11h e a cremação será às 15h, no cemitério do Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador.

Vida política

Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Eujácio Simões começou a carreira como deputado estadual pelo PFL,  tendo dois mandatos na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba).

Pelo PL, foi deputado federal duas vezes, tendo participado da elaboração da atual Constituição do Brasil, em 1998.

Conhecido pelo seu estilo autêntico, o ex-deputado se realizou na política e chegou a ser presidente da Alba. Nos últimos anos de vida, no entanto,  vinha se dedicando ao agronegócio. Eujácio deixa um casal de filhos e um neto.

Filho de Eujácio Simões Viana e Iraci Figueiredo Simões, ele é natural da cidade de Itororó, no sul do estado. Eujácio deixa um casal de filhos e um neto.

ITAPETINGA: APÓS DENÚNCIA PREFEITO RODRIGO HAGGE RECUA E RESCINDE CONTRATO COM LOCADORA DE VEÍCULO DO MUNICÍPIO DE SIMÕES FILHO

Foi publicado no Diário Oficial a rescisão de um contrato de locação de veículos da Prefeitura Municipal de Itapetinga com a empresa AJ – Construções, Administração e Terraplenagem LTDA, sediada na cidade de Simões Filho, com valor de 1 milhão e 135 mil reais. Um dos carros era utilizado pelo próprio prefeito.

Inclusive o Ministério Público do Estado acatou denúncia do Vereador Diego Rodrigues, Diga Diga em desfavor do prefeito de Itapetinga, interior da Bahia, Rodrigo Hagge (MDB),  por crimes contra as finanças públicas.

A equipe de reportagem do FALA LIVRE, foi o único blog que publicou a decisão do núcleo de promotores de salvador de investigar denúncia do parlamentar com contrato de aluguel de veículos.

Depois da denúncia do Vereador Diego Rodrigues e duras críticas da imprensa livre, o prefeito recuou e mandou rescindir o contrato com a empresa. Essa é mais uma vitória do vereador junto à população, que clama pela rescisão dos contratos milionários na cidade.

Lembrando também que o edil teve participação fundamental para extirpar o famigerado ‘CÓDIGO DA MALDADE’ pautado pelo prefeito em 2017/2018. 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: HOMEM É FLAGRADO ANDANDO NU NAS RUAS DO BAIRRO VILA ISABEL

Um fato inusitado foi registrado nesta semana nas ruas do bairro Vila Isabel em Itapetinga, interior do estado, onde moradores flagraram um homem andando nu. As imagens feitas por moradores mostram o rapaz, possivelmente com problemas mentais transitando normalmente no local.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, campo de basquetebol, ar livre e natureza

De acordo a moradora que registrou as imagens, o rapaz aparenta ter cerca de 30 anos e não é a primeira vez que o fato acontece nas ruas do bairro. “Ele apareceu na porta da minha casa pedindo um pouco de café, usando apenas parte do que seria um short, com suas partes íntimas à mostra e isso é muito constrangedor, pois as crianças presenciam essas cenas”, disse a moradora.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, criança e ar livre

As informações dão conta que o homem mora sozinho na travessa Júlio Santos e a sua genitora reside em outra casa. Com esse relato a gente chama atenção da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para um olhar especializado para esse público.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e sapatos

Infelizmente o município não se preocupado com políticas especializadas para essa comunidade. Observem que nas ruas, volta e meia nos deparamos com pessoas com olhares perdidos no tempo, que precisam de tratamento específico para voltarem ao convívio junto às suas famílias e a sociedade.

De acordo informação dos familiares dos pacientes, o tratamento fica comprometido por falta do medicamento integral.

Por Wagner Ribeiro 

ATENÇÃO APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS, SEU 13º SALÁRIO SERÁ ANTECIPADO

Foi confirmado na semana passada (06/08) o pagamento a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a primeira parcela do décimo terceiro salário, que é adiantado todos os anos desde 2006. Os pagamentos irão começar a partir do próximo dia 26 de agosto e seguem até o próximo dia 06 de setembro.

Os pagamentos devem segui o pagamento “natural” dos benefícios, conforme o número final do benefício e também se o beneficiário recebe um ou mais salários mínimos.

A primeira parcela equivale a 50% do valor total do benefício, sem o desconto do Imposto de Renda que é retido na fonte. Neste ano cerca de 30 milhões de aposentados devem receber o dinheiro.

O Governo definiu que terá direito ao adiantamento os beneficiários que são aposentados pelo INSS, aqueles que recebem pensão por morte e também os auxílios doença, acidente e reclusão, normalmente sendo proporcional ao período. A segunda parcela deverá ser paga a partir do dia 25 de novembro, seguindo também o calendário de pagamento deste ano.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO 13º DO INSS

  • Final do benefício 1 para quem recebe até 1 salário mínimo dia 26/agosto e para quem recebe mais dia 2/setembro;
  • Final do benefício 2 para quem recebe até 1 salário mínimo dia 27/agosto e para quem recebe mais dia 3/setembro;
  • Final do benefício 3 para quem recebe até 1 salário mínimo dia 28/agosto e para quem recebe mais dia 4/setembro;
  • Final do benefício 4 para quem recebe até 1 salário mínimo dia 29/agosto e para quem recebe mais dia 5/setembro;
  • Final do benefício 5 para quem recebe até 1 salário mínimo dia 30/agosto e para quem recebe mais dia 6/setembro;
  • Final do benefício 6 para quem recebe até 1 salário mínimo dia 2/setembro e para quem recebe mais dia 2/setembro;
  • Final do benefício 7 para quem recebe até 1 salário mínimo dia 3/setembro e para quem recebe mais dia 3/setembro;
  • Final do benefício 8 para quem recebe até 1 salário mínimo dia 4/setembro e para quem recebe mais dia 4/setembro;
  • Final do benefício 9 para quem recebe até 1 salário mínimo dia 5/setembro e para quem recebe mais dia 5/setembro;
  • Final do benefício 0 para quem recebe até 1 salário mínimo dia 6/setembro e para quem recebe mais dia 6/setembro.

ITAPETINGA: APÓS DENÚNCIA DO VEREADOR DIGA DIGA PREFEITO RODRIGO HAGGE PODE SER INVESTIGADO POR CRIMES CONTRA AS FINANÇAS PÚBLICAS

O Ministério Público do Estado acatou denúncia do Vereador Diego Rodrigues, Diga Diga (PR) em desfavor do prefeito de Itapetinga, interior da Bahia, Rodrigo Hagge Costa (MDB),  por crimes contra as finanças públicas.

O pedido foi feito aos procuradores e promotores do Núcleo de Crimes atribuídos a prefeitos, sediado em Salvador, capital do estado. A denúncia está relacionada a má gestão e foram feitas nos dias 29/07 e 05/08/ 2019. O crime contra as finanças e verbas públicas consiste no emprego irregular de verba pública.

De acordo o parlamentar Diga Diga, a denúncia consiste em um contrato que feito pela prefeitura de Itapetinga com a empresa de locação de veículos,  AJ – Construções, Administração e Terraplenagem LTDA, sediada na cidade de Simões Filho, sendo o valor do contrato mais de 1 milhão e 135 mil reias. Segundo o edil são pagos pela Prefeitura quase 100 mil reais todo mês a citada empresa.   Veja o contrato:

Lembrando que a denúncia é a peça inicial do processo que depois de analisada, pode ser investigada ou arquivada. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Por Wagner Ribeiro

ABSURDO: FALTA DE MEDICAMENTOS NOS POSTOS DE SAÚDE VIRA DRAMA PARA POPULAÇÃO DE ITAPETINGA

Está cada dia pior a falta de medicamento nos postos do município de Itapetinga, Sudoeste da Bahia. Somente nesta segunda-feira (12) os Pacientes encaminharam a nossa redação várias queixas sobre a falta de remédios. As denúncias se tornaram constantes na medida que os pacientes têm como resposta a seguinte frase: ‘não tem e sem previsão de chegar’.

Sem se identificar, uma senhora que nos adicionou no aplicativo, disse que foi no posto de saúde e não encontrou remédio para hipertensão e diabetes. “Isso é uma vergonha, fui no posto agora e não tem nenhum medicamento e sem previsão de chegar”, diz a paciente.

A imagem pode conter: texto

Outra paciente faz um apelo dizendo que está precisando de Aldactone 25g, remédio do coração que também está em falta.

“É frustrante chegar a um posto à procura de medicação e não encontrar. Temos o direito de receber a medicação. Meu deslocamento é grande, moro na Vila Isabel e lá a situação é ainda pior. Temos o direito, pagamos e infelizmente o prefeito não está abastecendo as farmácias”, lamenta.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Outra paciente lembra que quando o secretário de saúde era Dr. Helder Serafim, não existiam  tantas reclamações como agora. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Por Wagner Ribeiro

MORO INSTRUIU LAVA JATO A NÃO APREENDER CELULARES DE CUNHA, APONTA DIÁLOGOS

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diálogos obtidos pelo site The Intercept Brasil e publicados hoje pelo BuzzFeed News apontam que o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) instruiu, ainda quando juiz federal, os procuradores da Operação Lava Jato a não recolherem os celulares de Eduardo Cunha na véspera da prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Segundo o site, a recomendação de Moro em conversa que ocorreu em 18 de outubro de 2016 entre ele e o coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol, destoa do padrão da operação, já que saíram dos celulares de executivos de empreiteiras muitas anotações e mensagens que embasaram investigações. Leia mais…

[…]

ITAPETINGA: MORRE VÍTIMA DE INFARTO EDNILTON SILVA, CONHECIDO DITO

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol, selfie e closeup

Faleceu vítima de infarto fulminante o motorista aposentado Ednilton Silva Santos, mais conhecido carinhosamente por Dito. De acordo informações, Dito estava na fila do Posto Guilherme Dias na manhã desta segunda-feira (12) para fazer exames quando começou a passar mal.

O SAMU foi acionado, mas quando chegou no local o aposentado já estava em óbito. Ednilton morava na rua Olímpio Vieira e era proprietário de um bar no mesmo endereço. Dito deixa dois filhos, Lincon e Clívia e a esposa Sônia.

Por Wagner Ribeiro

ITAMBÉ COMPLETA 92 ANOS E COMEMORA COM A POPULAÇÃO

Itambé está comemorando 92 anos de emancipação política, com uma vasta programação que teve início no último sábado 10 e vai até segunda-feira, 12 de agosto.

O prefeito Eduardo Gama, secretários, coordenadores, diretores e a comunidade evangélica, fizeram abertura das comemorações com uma cerimônia religiosa na Igreja Quadrangular do PastorNei, na presença de vários líderes, Associação de Pastores e Políticos.

O mandato do deputado Rosemberg Pinto, foi representado pelo assessor Jeremias Pereira, que acompanhou o prefeito no início do festival regional de dança, com uma premiação de cinco mil reais, atraindo dançarinos de várias cidades do Sul e Sudoeste da Bahia. A Praça Osório Ferraz foi o palco para vários shows e recebeu uma nova estrutura para shows musicais.

O prefeito Eduardo Gama que tem o apoio do Deputado Rosemberg Pinto e do Governador Rui Costa, está fazendo a entrega de equipamentos para a população, veículo para a saúde, viatura para a polícia militar, casa de acolhimento da criança e adolescente e o novo Sistema de Abastecimento de Água para Cassilândia.

A programação segue na segunda-feira, com momento cívico, missa na Igreja Matriz São Sebastião, visita às obras, entrega de prêmios aos vencedores do torneio de futsal, entre outros.

Fonte/Ascom

ITAPETINGA: PREFEITO INTERINO RENAN PEREIRA DISSE QUE NÃO FOI INFORMADO SOBRE O RETORNO DE RODRIGO HAGGE PARA ESTA SEXTA-FEIRA

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé

Em entrevista na tarde desta sexta-feira (09/08) no programa ‘Bahia Popular’ apresentado por Fred Reis na Rádio Ativa Digital, o prefeito Interino Renan Pereira disse que desconhece a informação do retorno de Rodrigo Hagge esta semana em Itapetinga. “Não tratou comigo nenhum assuno sobre seu retorno para cidade”, disse o Prefeito Renan Pereira.

Em matéria vinculada nesta semana por um blog ligado ao prefeito, o editor disse categoricamente que o prefeito Rodrigo entrou em contato com ele na última quarta-feira (07) informando o seu retorno nesta sexta-feira (09) para reassumir a prefeitura na próxima segunda-feira (12).

O que causa estranheza é um blogueiro ser informado sobre o retorno do alcaide e o vice-prefeito não ter sido informado. “Eu falei com ele [Rodrigo] há uns três dias sobre outros assuntos, mas não falamos nada sobre o seu regresso a Itapetinga, pode ser que ele retorne, mas até agora não chegou, finaliza o prefeito Renan Pereira.

A questão é saber por qual motivo o prefeito informa seu retorno a um blog e omite para seu vice? Se o prefeito não retornar nesta data, configura mais uma vez a falta de veracidade nas informações desse blogueiro ligado ao prefeito!

Por Wagner Ribeiro